Publicidade
Pular para o conteúdo
Publicidade

Iogurte grego caseiro que fica com uma consistência incrível depois de pronto

Publicidade

Fazer iogurte grego caseiro é uma ótima maneira de desfrutar de um lanche saudável e delicioso! Utilizando poucos ingredientes, ele tem um bom rendimento e delicioso sabor, perfeito para servir com frutas, mel ou granola! Trazendo uma consistência espessa e cremosa, ele é rico em proteínas e probióticos! Confira a receita do Canal Adilson Figueira, faça o divino iogurte grego caseiro e arrase!

Publicidade

Como fazer iogurte grego caseiro

Para a receita de iogurte grego caseiro será fundamental seguirmos corretamente todas as etapas do preparo, para obtermos um ótimo resultado. A temperatura do leite integral para receber o iogurte natural precisa ser de 45°C, e, para saber se está correta, faremos um teste, colocando o dedo no leite. Se aguentarmos permanecer por 10 segundos, essa é a temperatura ideal. Após misturarmos o iogurte no leite, é importante seguirmos todas as dicas, mantendo em lugar quente e escuro por 12 horas e depois coaremos o iogurte para tirar o soro. Adoçaremos a gosto e depois de 3 horas na geladeira, para firmar, sirva e aprecie seu espetacular iogurte grego caseiro!

Publicidade

Ingredientes da receita de iogurte grego caseiro

  • 1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
  • 2 litros de leite integral (não utilizar leite desnatado ou semi-desnatado)
  • 2 copos de iogurte natural integral 
  • adicional a gosto
  • 3 colheres (sopa) de açúcar ou 30 gotas de adoçante (a gosto)
Publicidade

Modo de preparo

  1. Em uma panela espaçosa, adicione o leite e leve ao fogo, mexendo por vezes com uma espátula, para não criar uma película por cima.
  2. Não deixe o leite ferver, desligue o fogo quando tiver formado umas bolhinhas nas laterais da panela, o que acontece antes da fervura.
  3. Transfira o leite quente para uma vasilha de vidro e aguarde uns 5-6 minutos, para o leite não estar tão quente e você não se queimar. Enquanto aguarda, mexa ocasionalmente para não criar uma película.
  4. A temperatura precisa estar em 45°C, para isso, se não tiver um termômetro culinário, faça o teste, colocando o dedo na mistura e contando até 10. Se suportar ficar com o dedo no leite por 10 segundos, está na temperatura correta.
  5. Enquanto faz esse processo descrito acima, ligue seu forno a 180°C, esquentando por 10-15 minutos. 
  6. O leite estando na temperatura certa após o teste, despeje algumas conchas dele em uma tigela com o iogurte integral natural, misturando bem.
  7. Nesse momento, desligue o forno, assim ele estará preparado para receber a mistura do iogurte grego.
  8. Derrame a mistura do leite com o iogurte natural na vasilha de vidro, onde está o restante do leite e misture bem, mas delicadamente, com um fouet.
  9. Tampe a vasilha e caso ela não tenha tampa, utilize filme-plástico para cobrir a vasilha.
  10. Cubra com um guardanapo limpo a vasilha já tampada e leve ao forno desligado que você pré-aqueceu, mantendo em repouso por 12 horas.
  11. Após esse tempo, tire o guardanapo e a tampa ou o filme-plástico e despeje aos poucos o iogurte em um guardanapo bem limpinho, apoiado num canecão, para escorrer o soro. Cubra desse jeito com plástico-filme e leve ao forno desligado, que não precisa estar pré-aquecido desta vez e nem é necessário cobrir com um guardanapo nesse momento. Deixe descansar por cerca de 3-5 horas.
  12. Atenção: no decorrer deste processo de escorrer o soro, talvez seja necessário descartá-lo e voltar ao processo, para não acumular muito no canecão e encostar no iogurte ou transbordar.
  13. Transfira o iogurte para uma travessa de vidro, despreze o soro que escorreu no canecão
  14. Junte 3 colheres (sopa) de açúcar ou adoçante a gosto e, se desejar, a essência de baunilha (opcional), misturando bem com um fouet.
  15. Leve à geladeira por 3 horas para gelar e ganhar consistência.
  16. Sirva e aproveite seu delicioso iogurte grego caseiro!
Publicidade

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Publicidade

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Publicidade

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Publicidade

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Publicidade

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meu Site
Publicidade